IMG_2726

O Voo Livre em Araxá

Há 22 anos iniciou-se a prática do voo livre em Araxá. Ao longo desses anos, o esporte praticado aqui ganhou repercussão nacional e internacional em virtude das ótimas condições climáticas locais que permitem voos de altíssimo nível, o que tornou possível a quebra de vários recordes de distância. Araxá conquistou, assim, lugar definitivo entre o seleto grupo de cidades que possuem condições ideiais para prática de voo livre.

Nesses 22 anos, o Clube Araxaense de Voo Livre (CAVL) tem realizado várias competições importantes na cidade. Entre elas, a finalização de etapas do Campeonato Brasileiro e realização do XC World Series que trouxe para nossa cidade, entre 2008 a 2011 esta liga internacional que realiza vários campeonatos no mundo todo. Alem ainda de realizar em 2012 e 2013 Etapas do Brasileiro de Parapente e agora em 2016 novamente a Grande Final do Campeonato Brasileiro de Parapente

A entrada de Araxá no circuito mundial do voo livre, entretanto não viabilizou apenas pelas ótimas condições climáticas mas, também, pela existência de uma das melhores infraestruturas para a prática do esporte, incluindo restaurante no local, estrada sempre em boas condições, entre outras. Isso proporciona conforto aos pilotos e apreciadores, que contam também com a infraestrutura turística da cidade.

Assim o Open de Voo Livre de Araxá tornou-se um dos maiores eventos internacionais da região. tendo, em média, 200 pilotos que participam do campeonato, entre eles vários são estrangeiros.