Brasileiro de Parapente – 09 a 16 de Setembro 2023

A Final do Campeonato Brasileiro de Parapente de 2023 ocorrerá de 09 a 16 de Setembro na bucólia Araxá, como palco para os atletas a partir da Rampa Horizonte Perdido. Cerca de 150 atletas estará presentes durante estes 8 dias disputadissmos, onde quem faz o percurso em menor tempo vence. Aqui ainda será a soma com os pontos da primeira etapa que ocorreu em Governador Valadares-MG no primeiro semestre, e contudo será em Araxá que saberemos quem será o Grande Campeão Brasileiro de Parapente de 2023.

A Cidade

Araxá é uma cidade com cerca de 116 mil habitantes (IBGE 2021), aeroporto com início de operações coma Azul, já podendo comprar passagens pelo site da companhia, para a data do evento, também temos próximos os aeroportos de Uberaba ( 110km) e Uberlândia (160km), as principais rodovias são as BR262 (Rota de Uberaba e BH) e BR 452 (ligação a Uberlândia), além da MG 428 ( que liga ao interior de São Paulo).

A Rampa

Rampa do Horizonte Perdido – Araxá – MG.

A Serra da Bocaína – Horizonte Perdido é um dos principais locais turísticos da cidade de Araxá, com tradição de receber eventos de esporte de aventura. Já são 22 anos de realização de campeonatos de voo livre, com várias etapas de brasileiros e copas internacionais. A rampa tem quadrante NE mas com possibilidade de decolagens de E a NO. A rampa é de fácil acesso, qualquer tipo de veículo chega facilmente no local.

Decolagem

Os pilotos deverão respeitar as áreas demarcadas para a checagem de equipamentos sem prejudicar o espaço reservado para a decolagem.

O Juiz Geral tem autoridade para desclassificar e/ou penalizar em pontos o piloto que insistir em permanecer no corredor de decolagem.Só é permitida a decolagem das rampas previamente aprovadas e sinalizadas pela organização, que tenham características adequadas de segurança.

Pilotos que decidirem decolar em rampas improvisadas que não as oficialmente aprovadas, serão desclassificados da prova. Só é permitida a decolagem das rampas previamente aprovadas e sinalizadas pela organização, que tenham características adequadas de segurança.

Pilotos que decidirem decolar em rampas improvisadas que não as oficialmente aprovadas, serão desclassificados da prova.

Inscrições: Clique Aqui

Free Fly e Birutas

Pilotos Biruta deverão estar previamente cadastrados como Biruta junto ao Juiz Geral. O voo será permitido antes da competição, mediante autorização do Juiz.

O piloto biruta deve obrigatoriamente utilizar o rádio na frequência determinada, obedecendo a orientação de pouso no momento do Start ou não avanço para a prova.

A modalidade Free Fly não será adotada, entretanto após o encerramento da janela de decolagem, os pilotos não inscritos poderão decolar cientes de que por não participarem do evento, não poderão utilizar o resgate ou qualquer outro benefício cedido pela organização.

QG

O Q.G. será no Restaurante e Chopperia Docê, que fica na Av. Imbiara, 1650.